18 dezembro 2006

A importância das pesquisas de campo

Estamos sempre ouvindo falar que nos planos de negócios um trecho de muita importância é a analise de mercado, que é descrito como analise dos fornecedores, dos concorrentes e dos clientes.
Hoje em dia com a Internet este processo ficou cada vez mais fácil, é só ter um pouco de paciência que você vai achar tudo ali, quantos são, quem são, como funcionam, enfim, dados demográficos e estatísticos em geral. E é em virtudes destas facilidades que as pesquisas de campo se tornam cada vez mais importantes.
O que vem a ser uma pesquisa de campo?
Especificamente para um micro e pequena empresa, pesquisa de campo é um bate papo rápido e honesto com os fornecedores, concorrentes e clientes.
É claro que existem inúmeras teorias de como esses pesquisas devem ser feitas, sobre o que elas devem tratar, o que elas devem tentar responder, mas na pratica sugiro que estes bate-papos sejam muito mais descontraídos e informais. É lógico que falar sobre o Corinthians não irá te ajudar, existem sim algumas regras a serem seguidas, mas nunca transformem essas entrevistas em interrogatórios, sendo essa já a 1º regra. Veja mais algumas dicas:

  • Se prepare antes de ir, tenha informações sobre com quem irá falar.
  • Formule uma lista de perguntas que contenha suas reais duvidas e as informações realmente importantes de se obter, mas não necessariamente transforme essa lista em um roteiro.
  • Informação sobre a parte financeira não pergunte diretamente, tipo, “qual o seu faturamento mensal?”, inverta a pergunta, “você acha que é possível faturar tantos reais?” e é lógico que ele usará o seu faturamento como base.
  • Combine de antemão o tempo dessa conversa e cumpra-o rigorosamente, mesmo se a conversa estiver boa e o entrevistado não mostrar sinais de presa.
  • Intercale pergunta sobre o empresário (o que te fez optar por este ramo?) com perguntas sobre a empresa (qual a expectativa de crescimento para sua empresa no próximo ano?)
  • Deixe sempre muito claro que o objetivo da entrevista é analisar o seu negócio e não o do entrevistado.

E qual a importância destes bate papos?
Com toda certeza você ira descobrir peculiaridades que os dados estatísticos não mostram, poderá ter uma melhor visão sobre o negócio escolhido, ficará mais motivado ou desmotivado a continuar com o empreendimento, e principalmente, aumentara sua rede de relacionamentos, o famoso networking.
O concorrente de hoje pode ser o cliente amanha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Marcio, boa tarde.
Gostaria de sugerir um tema para um próximo artigo seu, a tal nova lei geral das MPEs, você está sabendo?