28 março 2007

A minha visão do empreendedorismo

Ao meu ver o que falta para o Brasil é a cultura do empreendedorismo, sempre dizem que as pesquisas apontam o Brasil como um pais empreendedor, porem sabemos que o empreendedorismo no Brasil é limitado a uma questão de sobrevivência, se não temos emprego, então abrimos um negocio para termos o que comer em casa. E isso não é ser empreendedor, é ser sobrevivente.
E a cultura do empreendedorismo que falo é estudarmos sobre a criação de empresas, administração básicas, gestão de pessoas e estratégias de marketing desde que ingressarmos na escola, no ensino básico, na 5º serie, e eu nem sei se ainda existe a 5º serie, de tantas mudanças feitas no ensino brasileiro nos últimos tempos, e infelizmente quase nenhuma que fosse realmente proveitosa. Mas não estou aqui para falar do ensino, a não ser o do ensino do empreendedorismo. É vital para o Brasil ensinar a nossos jovens como empreender um negocio, como ter sucesso e como ganhar dinheiro com tal empreendimento.
Creio que o empreendedorismo no Brasil deveria ser tratado de forma diferente, creio que ele deveria ser visto como uma nova forma de profissão, para compensar o nosso atraso em relação a países desenvolvidos, que já possuem o empreendedorismo enraizado em suas culturas. Deveria ser criado de forma imediata um curso de empreendedorismo nas universidades do pais, um curso que ensinasse como se ter uma ideia de negocio, como analisar sua viabilidade, como fazer para conseguir recursos, como fazer para iniciar as actividades, como recrutar os primeiros empregados, como negociar com fornecedores, como chamar a atenção dos primeiros clientes, como regularizar a situação da empresa num pais em que é um caos a legislação, e tudo é extremamente burocrático, como calcular os preços, para que estes sejam competitivos e mesmo assim você consiga pagar os 40% de impostos incidentes e ter algum lucro. É impressindivel dizer que o Brasil precisa de empreenderes capacitados rápido.
Alguns que lerem este artigo podem pensar que há o curso de administração que já ensina tudo isso, mas é mentira, o curso de administração ensina a administrar, e não a criar, o administrador não é um empreendedor, ele deve tomar conta da empresa após sua fase start up, sua fase inicial, quando os processo já foram criados, quando os clientes já foram conquistados. É importante separar a função do administrador do empreendedor, o empreendedor tem que ser mais criativo e o administrador mais sistemático.
O que acredito que seja vital ao Brasil é a criação de uma "fundação do empreendedorismo no Brasil" ou um "conselho regional do empreendedorismo", uma associação de classe, uma ong, sei la as diferenças, mas algo que seja feito e mantido por empreendedores, sem intervenção do governo, do Sebrae e de ninguém, um grupo de empreendedores movidos pela missão de disseminar o empreendedorismo e colaborar com os empreendedores do pais. Precisamos transformar o empreendedorismo em profissão, regulamentar a profissão, criar um curso universitário para o ensino desta nova profissão. Enfim, devemos criar uma revolução e assim mudarmos este pais, um REVOLUÇÃO EMPREENDEDORA, empreendermos para crescermos e fazermos o nosso pais crescer.

Nenhum comentário: