22 janeiro 2007

O que você quer da sua vida? Parte III

Qual foi a última coisa que você fez para você? Qual foi a última coisa que você fez somente para você? Algo que te deixou feliz, mas que tenha sido só teu? Algo que te fez dar um breve sorriso antes de fechar seus olhos naquele dia e dormir?
Estamos sempre sendo pressionados por todos os lados, nosso chefe sempre quer que sejamos melhores, nossas famílias sempre quer que sejamos melhores, até mesmo os que nem conhecemos querem que sejamos uma boa pessoa, e isso sempre é uma pressão feita de forma sistemática e incondicional, não importa o que você é ou o que você faça ou quem você é, estamos sempre sendo cobrados, sempre somos exigidos. Mas não nos façamos de coitadinhos, pois também somos agentes de cobrança, cobramos que nossos filhos tenham as melhores notas em todas as matérias da escola, cobramos de nossas esposas e/ou maridos que tenham paciência, entre tantas outras coisas, e também cobramos de estranhos, cobramos para que sejam mais educados e não joguem o lixo na rua, estamos sempre sendo cobrados e sempre estamos cobrando algo. A vida é assim, um pressionando o outro para ser algo que talvez ninguém de nós consiga ser.
O sucesso é medido pelo que se tem, e para ter algo é preciso ter dinheiro. Para tudo é preciso ter dinheiro. E todos nos cobram para que tenhamos dinheiro, nós nos cobramos a ter dinheiro. Temos medo de ficarmos sem o dinheiro, e é esse medo e essa cobrança que nos faz ficarmos relutantes em irmos atrás de nossos sonhos. Ir atrás daquilo que se sonha é arriscado, sempre é. Requer dedicação, força de vontade, obstinação, requer ter algumas perdas no meio do caminho, requer capacidade de escolha, requer muito.
Mas o que nos dá medo de irmos atrás de realizarmos nossos sonhos não são todas essas coisas que serão necessárias, e sim todas as coisas que já conseguimos, para ter algo é preciso ter dinheiro, para ter dinheiro é preciso suar, é preciso trabalhar, e é por isso que nos prendemos ao que conseguimos ter, porque foi necessário dar uma parte nossa para termos aquilo, e normalmente correr atrás de seus sonhos significa abrir mão do que já se conquistou. Você pode ter que perder seu atual emprego, pode ter que vender seu atual carro, pode não conseguir comprar aquele celular novo, e nem mesmo conseguir ir ao barzinho tomar uma cerveja com seus amigos na sexta depois do expediente. E pode ser que não consiga fazer nada disso, porque não terá dinheiro.
A questão é: vale a pena abrir mão de algo que desejamos para satisfazer essa necessidade que nos foi imposta de que temos que ter dinheiro, de que temos que ter bens materiais, de que temos de fazer parte de uma sociedade consumista?
Vale a pena abrir mão de um sonho por algo?

Nenhum comentário: