24 janeiro 2007

O que você quer da sua vida? Parte IV

Todos temos sonhos, todos temos medo de irmos atrás deste sonho e perdermos o que já temos, e temos medo de que seja uma corrida em vão, de que lá no fim, talvez não valha a pena ter tentado. Temos medos de sermos tachados de fracassados.
O que a grande maioria das pessoas não entende é que podemos ter mais de um sonho ao mesmo tempo, podemos ter um sonho para cada aspecto de nossa vida. E podemos conviver e conduzir esses vários sonhos ao mesmo tempo. Mas se você tem um sonho é tachado de vagabundo, dizem que você está precisando trabalhar. Se você tem vários, é tido como louco. A maioria das pessoas é criada para terem vontades medíocres, tipo ter uma casa, um bom carro, poder por os filhos em um bom colégio particular, e se você sonha com algo que está um pouco acima desta mediocricidade, é zombado, tentam te desestimular, dizem que sonha alto demais e que não irá conseguir fazer nada do que está falando e só perderá tempo e deixará passar várias boas oportunidades, tipo um emprego em um órgão público, estável, com um salário razoável, porém medíocre em relação à satisfação pessoal, ou você já viu algum funcionário público lhe atender sorrindo e de bem com a vida?
É difícil tentar realizar seus sonhos, as pessoas irão te desestimular dizendo que você não tem capacidade, irão te cobrar, querendo que você tenha uma quantia em dinheiro que possa ser que você não consiga ter, você terá vontade de ter várias coisas das quais não poderá. Ir atrás de um sonho é remar contra a maré, é deixar de ser mais um e tentar ser alguém de quem se orgulhar. Todos se orgulham de quem consegue alcançar seus sonhos, porque se lembram o quanto tentaram fazer com que ele desistisse antes. É difícil tentar, você se sentirá sozinho muitas vezes, se sentirá incompreendido, se sentirá inferiorizado e terá dúvidas, muitas dúvidas.
Mas ao final, assim que conseguir realizar o seu sonho você se sentirá como o cara mais importante do mundo. E quando todos os que te cercam e te disseram que você nunca iria conseguir, te darem os parabéns, você sentirá algo em seu peito como se você fosse explodir, como se você fosse sair voando e entrar em órbita. E se não conseguir, sentirá uma pequena dor, mas ao olhar para os que estão em sua volta verá os olhos deles apagados, fundos, e quando se olhar no espelho verá que o seu brilha, irá doer não ter conseguido, mas você terá orgulho de ter tentado, e se sentirá mais feliz do que os outros.
E sobre a quando todos querem que você seja medíocre, esqueça-os, sonhe o mais alto possível, não sonhe em ser mais um. Pise fundo no acelerador, sonhe em ser o melhor e em chegar o mais longe que se pode. Bill Gates não sonhou em ter uma empresa de software, ele sonhou com o mundo todo usando o seu software, Henry Ford não sonhou em produzir carro, ele queria que todos os habitantes do mundo tivessem o seu carro, Thomas Edison não sonhou em fazer a lâmpada, ele sonhou em fornecer luz elétrica para todas as casas. Não sonhe pequeno, sonhe grande, o maior que você possa, e tente chegar aonde ninguém que você conheça tenha chegado.
Há uma frase de que gosto muito: “sonhe grande que ao menos você será pequeno, sonhe pequeno e você será só mais um”.

Nenhum comentário: