06 dezembro 2006

O segredo de Luisa

Esse mês eu li o livro do Fernando Dolabela, seria impossível, eu que através deste Blog tento humildemente transmitir conhecimento sobre empreendedorismo e desenvolvimento de novos negócios, não recomendar a leitura deste livro. Há anos venho estudando sobre empreendedorismo, já li inúmeros livros, artigos, entrevistas, enfim, em tudo o que eu li sobre, nunca havia encontrado uma demonstração do que é empreender, de como se fazer um bom plano de negócios, e principalmente das dificuldades por qual um empreendedor passa, sendo escrita de forma tão completa e realista.
O segredo de Luisa conta com mais de 100.000 livros vendidos, é um best-seller no Brasil, e acredito que tenha alcançado esses números por ter romanceado um livro de conhecimento técnico. Explico-me, a maioria dos livros falam sobre os conceitos técnicos da arte de empreender, tipo, planejamento financeiro, técnicas de marketing, estrutura organizacional. Dolabela, também fala de conceitos técnicos, mas isso é o segundo plano do livro, primeiramente ele fala de Luisa, uma jovem que teve um sonho de ter uma empresa, de vender goiabada com a receita de sua avó, fala de uma garota que abriu mão de uma carreira, de um emprego, de um casamento, com o objetivo de empreender um negócio e se auto-realizar. Já falei aqui antes, empreender é ter paixão, Luisa tem paixão, e com a paixão tem a dor da perda, as escolhas, o tempo ausente do lado de quem se ama, com a paixão vem à dedicação, e dedicar-se é suportar as dificuldades e manter-se focado. Dolabela, através de Luisa, nos mostra que empreender é uma escolha de vida e não uma opção profissional.
Em artigos futuros estarei apresentando trechos do livro, mas não se preocupem, não contarei o final da historia, na verdade, Dolabela escreve a estória de Luisa como um romance e insere no meio alguns Box com informações de caráter técnico e de estudo, estarei apresentando alguns destes Box, que me servirão para discutir mais profundamente o tema abordado.
E você que é ou será um Patrão, não deixe de descobrir qual o segredo da Luisa. Boa leitura a todos.

Nenhum comentário: