06 novembro 2006

O que você vai deixar para sua família?

Dias atrás, pesquisando na Internet encontrei no “sebrae” um manual da serie “Saiba Mais”, “O inicio de um novo negócio – um alerta ao empreendedor”. O texto fala um pouco de tudo o que um futuro patrão tem que saber, mas foi o ultimo parágrafo que me chamou a atenção. Segue, na integra:
“Mas vale lembrar as vantagens de ser empresário, de ter seu próprio negócio, sua empresa. Basta notar que “emprego”, como nós o conhecemos hoje, tem cerca de apenas dois séculos. Portanto, é muito recente. Podemos dizer que nossa natureza não é depender do emprego para sobrevivência e acumulação de riquezas. O homem sempre foi empreendedor no sentido de aproveitar as oportunidades para criar riquezas. Alem disso, um excelente emprego é coisa sempre provisória. Imagine que alguém com excelente emprego sofra um acidente e vem a falecer. O que deixa para a família? Uma poupança? Seguro de vida? Pode ser, mas não o emprego. Pois este é pessoal e intransferível. É como se com a morte da pessoa a família ficasse “desempregada”.
Mas se essa pessoa possui um negócio, uma empresa, a família pode continuar a ter uma empresa, somente dependendo dela mesma, de seus membros, se souber leva-la para frente e manter sua viabilidade, usufruindo de seus lucros, de sua rentabilidade. Alias, deve ser também preocupação do empresário preparar a família para comandar os seus negócios na sua falta. Daí a importância de possuir uma empresa própria, pois empresário e familiares pode não assegurar um futuro mais prospero e garantido.
Pense nisso desde já.”

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Marcio, vi tua pergunta no Y! e coloquei como favorita, pra saber a resposta depois, mas não me ajudou mto!
Legal tu ter criado este blog...Estou fazerndo um curso pelo sebrae de Empreendedorismo, mas to achando que não sei definir realmente o que é....pode me dar uma ajudinha com a definição?

Simone

Marcio Nobrega disse...

Ola Simone, sobre o que é empreendedorismo eu publiquei um artigo onde dou meu ponto de vista.
http://eupatrao.blogspot.com/2006/08/voc-um-empreendedor.html
Mas hoje em dia se usa o empreendedorismo para definir uma serie de coisas que ao meu ver são bem distintas entre si, temos o empreendedor colocado como um empresario, aquele que tem seu proprio negócio, temos também como um conjunto de caracteristicas comportamentais, do tipo, pro-atividade, ousadia, determinação, entre outras.Há também o empreendedorismo como uma cultura de negócios, ou como uma forma nova de incentivar o pesamento nas entidades educacionais, enfim, a palavra empreender e suas formas estão sendo usada cada vez mais para definir caracteristicas ou conceitos que remetem a uma outra antiga palavra, paixão. Para mim, este é o verdadeiro conceito por traz do empreendorismo, FAÇA AS COISAS COM PAIXÃO.

Anônimo disse...

Oi, Ma!

Já conferiu os links?

[]s,
Cris Zimermann
Virtual Entrepreneur
http://brazilbusiness.biz

Business Opportunities Brasil
http://brasil.business-opportunities.biz