16 novembro 2006

Sistema de Franquia

Pesquisas apontam que no Brasil, mais de 80% das empresas fecham suas portas em menos de cinco anos. Por outro lado, em se tratando das franquias, temos mais de 90% de sucesso nos empreendimentos.
Porque números tão opostos?
Não entrarei em detalhes agora, mas para você ter uma idéia, ao adquirir uma franquia, um franqueado tem que primeiro ser aprovado pelo franqueador, que entre outras coisas, analisa se o candidato tem um perfil compatível com as atividades que serão exercidas.
As franquias não oferecem apenas uma marca consolidada no mercado ou publicidade em grandes meios. Ao adquirir uma franquia, você recebe um modelo de negócio. Você receberá treinamento para administrar sua empresa de acordo com o modelo de gestão determinado pelo franqueador. Seus funcionários terão treinamento para oferecem um atendimento de mesmo nível das outras franquias da rede. Seus funcionários serão selecionados de acordo com o modelo de negócio formatado pelo franqueador.
Ou seja, o que uma franquia te oferece é um manual de como a empresa deve operar, de como cada função dentro dela deve ser preenchida e conduzida. Um manual detalhando como deve ser a gestão da empresa, seja ela financeira ou de pessoal.
Dentro do modelo de franquia, não importa se o dono é o João ou o José, o que importa é seguir o padrão determinado é seguir a padronização do seu modelo de franquia. E você, já fez seu modelo de negócio? Já padronizou todas as atividades de sua empresa? Já criou seu modelo de franquia? E principalmente, sua empresa continuará andando sem as suas pernas?

Nenhum comentário: