13 setembro 2006

Planejamento financeiro – Para que serve?

Tenho certeza que o planejamento financeiro é uma questão de tirar o sono de muitos patrões por aí, e isso acontece por que a falta de preparo dos empresários na gestão financeira é um dos fatores predominantes para que as empresas fechem as portas.
E as dúvidas são sempre as mesmas, “como fazer um planejamento financeiro?” e a mais cruel, “o que fazer com isso?”.
Primeiramente, o planejamento financeiro é o norte de sua empresa, é o referencial, é ele quem vai indicar o rumo a seguir para que se chegue ao local desejado, leia como local desejado o lucro, a rentabilidade, o aumento da empresa e de seu capital, o crescimento, o sucesso. Afinal, todo empreendedor inicia suas atividades buscando o sucesso.
Mas preste atenção, o planejamento financeiro indica em que direção você deve ir, mas não mostra qual o caminho a seguir. Imagine que você está perdido no mato, mas você sabe que a alguns quilômetros ao norte há uma cabana e que dentro desta cabana há um mapa que mostra como chegar à estrada que você está procurando. Remexendo em sua mochila você encontra uma bússola, então, fala para si “agora ficou fácil, com a bússola sei exatamente para onde fica o norte, então é só caminhar que eu chego à cabana”.
Quando começa a caminhar você se depara com vários obstáculos, trechos de mata fechada, animais ferozes, rios, lagos, penhascos, buracos enormes, enfim, vários percalços que o fazem mudar de rota, às vezes caminha para o leste até achar outro caminho, às vezes para o oeste, mas mesmo contornando estes obstáculos você segue firme em direção ao norte apontado por sua bússola. Você anda, anda, anda e então se dá conta de que já andou o suficiente para ter chegado à cabana, mas não consegue visualizar a tal cabana, e você pensa: “eu vim para o norte como a bússola indicou, o que aconteceu, cadê a cabana? Será que a bússola está errada?”.
A resposta é não, a bússola não está errada, você não está na cabana porque não se preocupou em corrigir sua direção ao terminar de superar os obstáculos, você deve estar em algum ponto paralelo à cabana, pois se para desviar de algum obstáculo você andou um km para o leste e depois continuou a ir para o norte, então, você está a 1 km da cabana. Agora a pergunta é: você está mais próximo da cabana ou da estrada? De qualquer forma você não sabe onde a estrada fica e terá que se dirigir até a cabana, e isso lhe custará em tempo e mais esforço.
Agora vamos passar esta história para o seu negócio, imagine que a cabana seja seu ponto de equilíbrio, o dia em que sua empresa terá entradas constantes de capital superior à saída, e que os obstáculos são seus concorrentes, as variações de câmbio, dívidas inesperadas, a sazonalidade do mercado, enfim, os infortúnios constantes do seu negócio, a estrada é a consolidação de sua marca, a estabilidade alcançada.
E a bússola é o seu planejamento financeiro, um estudo do resultado de suas ações presentes no futuro de sua empresa, uma previsão de resultados para os períodos seguintes ao das tomadas de decisão. E para que esse planejamento seja eficiente é necessário que a cada término de período, seja o período um mês ou um ano, e a cada nova decisão ou obstáculo, é necessário que você realinhe, recalcule o seu planejamento financeiro.
Planejamento financeiro é um instrumento de previsão matemática para o auxílio das tomadas de decisões. Agora que você sabe para que serve, é hora de aprender a fazer. O “como fazer” fica para o próximo artigo.

Nenhum comentário: