23 agosto 2006

Você é um empreendedor?

Busquei na internet sobre empreendedor e encontrei diversos sites com “os 10 princípios do empreendedor”, “as 7 características fundamentais do empreendedor”, enfim, vários artigos dizendo que se você for assim ou assado você então é um empreendedor e terá mais chances de sucesso. Será?
Lembro-me também que durante a faculdade havia discussões acirradas sobre “você nasce empreendedor ou aprende a ser um?”, vejo que sempre existem dois pontos de vista, se é possível classificar as características de um empreendedor então é possível aprender a ser um, se não é, é porque é um dom do qual já nascemos com ele. Mas será que algum destes pontos de vista faz algum sentido?
Ao lado você tem um link para uma página do SEBRAE com um teste do perfil do empreendedor, um teste interessante, mas será que se você for muito bem nele seu negocio será um sucesso? E se você for mal, você se arrisca a abrir uma empresa?
A minha visão é a seguinte, pessoas com características apontadas como sendo vitais a um empreendedor terão mais chances de sucesso em qualquer coisa que forem fazer, pois qual empresa não quer ter um funcionário que seja pró-ativo, auto-motivador, inovador, persistente, que aceita riscos calculados, enfim, quem não quer um funcionário tão envolvido em fazer o melhor e com o maior lucro?
Porém eu conheço caso de pessoas que simplesmente abriram um negócio porque não encontravam emprego e precisavam de alguma forma ganhar dinheiro, e no momento que abriram as portas de suas empresas, se fizessem qualquer um destes testes o resultado seria deprimente, eles não queriam ser empresários, queriam ser funcionários e ter a certeza do pagamento no final do mês, aquilo era só uma forma de sobreviver, mas com o tempo eles se apaixonaram por seus negócios e esta paixão os levou a buscar as características apontadas como sendo dos empreendedores.
Se me perguntarem qual a característica de um empreendedor de sucesso direi que a única característica vital é a paixão, se você for apaixonado pelo que faz com certeza terá sucesso. Para ser empreendedor é preciso ter paixão pelo seu serviço, seja o seu serviço o de um empresário de uma micro empresa ou o de presidente de uma multinacional ou ainda o de um vendedor numa loja de um shopping ou de auxiliar de manutenção da firma do Zé. Ser empreendedor é sempre buscar fazer mais e melhor, não para agradar alguém, mas sim para suprir a sua necessidade de que aquilo seja feito.
Então pare e faça uma auto-análise, se você está fazendo suas obrigações com vontade, com prazer, então você tem o primeiro ingrediente para ser um empreendedor, e empreendedores sempre atingirão o sucesso.

Nenhum comentário: