26 julho 2006

As ME’s e a sociedade

Antes de iniciar suas atividades de empresário de uma micro-empresa (ME), ou seja, antes de virar o patrão, eu te convoco a pensar sobre o lado social de sua empresa, como sua empresa irá se relacionar com a sociedade a sua volta. A grande maioria das ME’s são empresas familiares (o pai faz o serviço, a filha atende ao telefone, o filho faz a entrega e assim vai) e são localizadas em bairros de periferia, e atendem quase que exclusivamente o próprio bairro.
E o que você irá fazer para o seu bairro?
É obvio que umas das forças do bairro são suas ME’s, locais com maior índice de ME são mais valorizados. Quando uma pessoa vai comprar uma casa, um apartamento, ela pesquisa antes o bairro e consulta as facilidades que terá. Por exemplo: “Este bairro é ótimo, tenho tudo à mão, uma farmácia, uma padaria, uma locadora e até uma lojinha de presente.” Em bairros com um índice bom de ME o m² é valorizado, pois o morador não precisa sair dali para comprar mercadorias ou contratar serviços, ele irá até uma das diversas “lojinhas” ou “oficinas” do bairro.
A valorização do bairro é uma obrigação social das ME’s.
Outro fator importante dentre as ME’s é que são elas as maiores empregadoras de pessoas sem experiência anterior. Elas proporcionam o prazer do primeiro emprego para a grande parte dos jovens que estão iniciando no mercado de trabalho. Então como patrão, programe-se para contratar o filho daquele seu vizinho que acaba de concluir o curso de informática e que está doido para ter um emprego.
Contrate jovens do seu bairro, proporcione a entrada deles no mercado de trabalho, ensine-os com paciência, confie na honestidade e na capacidade destes jovens.
Gerar empregos e oportunidades é uma obrigação social das ME’s.
E o que você irá fazer por seu bairro?
Se sua resposta for abrir uma ME de sucesso, você então estará fazendo algo bom para o seu bairro, mas para se ter sucesso é preciso conhecimento, planejamento, dedicação e tempo. Não pense que você irá abrir sua empresa e já no mês que vem irá contratar uma dúzia de jovens do bairro, que sua casa vai passar a valer mais e todas essas coisas. Uma empresa requer tempo, muito tempo até se firmar, requer muito estudo e muito planejamento, não adianta só abrir as portas. E iniciar um negócio sem planejamento é pedir para fracassar e engrossar as estatísticas das empresas que fecham no primeiro ano de vida.
Fracassar significa muito mais do que só fechar as portas e ir procurar um emprego de funcionário de alguém. Significa acabar com as esperanças do seu funcionário de terminar o curso que estava fazendo, acabar com o hábito dos seus clientes de contar com sua empresa quando tinham a necessidade, acabar com os planos de seu fornecedor de contratar mais um funcionário, de melhorar suas instalações, enfim, ao fechar sua ME você irá influenciar na vida de várias pessoas, assim como influencia ao abri-la.
Então planeje com cuidado, estude bastante a viabilidade do negócio, inicie uma empresa de sucesso e contribua positivamente na vida do seu bairro e de seus moradores.

Nenhum comentário: