12 abril 2007

A oportunidade da sua vida

Hoje li o artigo “A oportunidade da sua vida” postado no DoceBlog do Roberto Machado onde ela fala sobre o conformismo que abate a maioria dos brasileiros e ele cita, e eu concordo, que a maioria acha que oportunidade é ganhar na mega-sena ou ter um parente rico te deixando uma herança, além do fato das pessoas sempre pensarem que quem está se dando bem na vida é por que está fazendo alguma falcatrua e dessas mesmas pessoas viverem fazendo crediários e contas e sempre dão aquela desculpa padrão de que pobre para ter algo tem que ter um crediário.
Bom leiam o artigo dele, vale a pena para refletirmos sobre nós mesmo. E o meu ponto de vista sobre isso, o Brasileiro é em geral um povo vagabundo. Quando disse isso a primeira vez, estava na faculdade no meio da aula de economia, criou-se uma indignação generalizada. Mas antes de me xingarem deixem eu me explicar. Desde pequenos ouvimos de nossos pais que temos que ter um emprego em uma estatal por que é estável, e veja o quanto as empresas de treinamento para concursos faturam, e hoje em torno de 85% dos alunos de administração fazem o curso pensando em se tornar funcionário publico. E quantos funcionários públicos você conhece que é apaixonado pelo que faz, que vai para o serviço sorrindo?
E outra coisa, a maioria quer ter um emprego mas não quer ter serviço, sempre que um chefe pede para fazer algo que é trabalhoso ou que precisará ficar alem do expediente ou ir na empresa no fim de semana, a maioria reclama, acha que esta sendo explorada, é comum vermos as pessoas fazendo o mínimo necessário.
E uma curiosidade, neste fim de semana recebi em casa um casal de amigos e conversando com o cara, que é angolano, chegamos a conclusão que lá na angola é igual ao Brasil, o povo não quer trabalhar de verdade, ter que suar no dia-a-dia, só quer é ter um dinheirinho e poder fazer um crediário. Pensando sobre o assunto a conclusão foi que isso veio da nossa herança portuguesa, nos livros de historia vemos que Portugal só mandava para as colônias as coisas ruins, o lixo, e ainda teve todo o processo de escravidão, onde quem não era submisso morria, e isso fez com que houve uma filtragem nas pessoas e infelizmente ficando somente os mais acomodados. E para mim, ser funcionário publico é como ser um escravo que todo dia vai fazer seu servisinho mais ou menos, somente o necessário para o sinhozinho não lhe dar umas chibatadas, mas sem preocupação excessiva por que escravo não é mandado embora, só sai da senzala morto.
Eu nem sempre estou motivado para ir para o meu emprego, até por que ainda não faço o que eu quero, mas para mim não existe desculpa para eu não dar o meu melhor, para mim ou faço as coisas bem feito ou nem faço. E se eu me proponho a fazer algo eu faço mesmo que eu tenha que dormir na empresa, e não fico reclamando que a empresa não paga hora extra, mas também se acho que não tenho que fazer algo não faço, independente do que possa acontecer. Por que estou dizendo isso, o empreendedor não tem medo de assumir risco e não tem medo de trabalhar. Não tem medo de sair da senzala.
Empreender não é ter uma empresa, e sim não se acomodar e sempre buscar ser melhor, não ter medo de assumir risco, e saber que para crescer é preciso trabalhar e trabalhar duro. E já esta na hora de mudarmos o Brasil, para com essa cultura conformista e com o preconceito de que quem tem algo é porque teve sorte, se um micro empresário trocou de carro ou mudou de casa é por que ele é competente e trabalhador, se aquele seu colega foi promovido antes de você é por que ele é esforçado, parem de reclamar e comecem a correr. E vamos juntos correr para que possamos ter um Brasil melhor para todos.

Nenhum comentário: