14 agosto 2006

Tem que correr...

O comentário de nossa leitora Crô, de que às vezes até podemos ter excelentes idéias de negócios, mas a falta de capital inviabiliza a implantação de tal idéia, e de que muitas vezes o empresário de uma micro empresa não se prende a planejamento porque precisa sustentar a família com os lucros do seu negócio me fez pensar e cheguei à conclusão de que existem três fatores cruciais neste aspecto.
Burocracia excessiva na implantação de uma ME, falta de preparo técnico por parte dos empresários para aquisição de crédito, e falta de uma educação empreendedora ao povo brasileiro.
O povo brasileiro é criativo por natureza, ele é inovador muitas vezes até mesmo sem saber o que significa inovar, mas sabemos também que somos um povo com um alto grau de desorganização e vemos isso, por exemplo, na declaração do imposto de renda, que quase todos deixam para fazer no último dia. O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, tem um dos maiores índices de abertura de empresas e também é um dos mais burocráticos, uma pesquisa recente publicada em um revista nacional de grande circulação mostra o tempo que se gasta para abrir uma empresa no país, tem lugares no Brasil em que se demora inacreditáveis seis meses, sendo que em alguns países esse tempo não passa de vinte e quatro horas.
O maior número de carteiras assinadas está justamente nas micro e pequenas empresas, então, fica óbvio que nossos governantes deveriam fazer algo para desburocratizar a criação das micro e pequenas empresas, que o Brasil deveria desenvolver melhores programas de crédito para os empresários, visando facilitar o acesso e também a diminuição dos juros. Mas em um país com tanto a ser feito e em tão diversas áreas, a modificação de políticas para um determinado setor até acontece, mas demora, e demora muito. Temos entidades e organizações lutando por melhorias e já nos últimos anos tivemos conquistas importantes, mas também cabe aos empresários, empreendedores e patrões se desenvolver, estudar o funcionamento destas burocracias a fim de lidar melhor com elas. Se vai continuar assim por mais tempo, então que possamos entender como está e nos adaptarmos e nos prepararmos para tal situação.
Se o candidato a patrão for atrás de conhecimento ele irá ver que existem linhas de crédito disponíveis no mercado, mas para ter acesso a elas você tem que estar preparado e conseguir mostrar que tem capacidade para transformar o seu negócio em uma empresa de sucesso. E se você estiver preparado para ter sucesso você certamente não estará montando sua empresa como sua última opção, mas sim como sua melhor opção, aí com certeza você não ficará tão preocupado em sustentar sua família com o lucro de sua empresa, você saberá que o lucro da empresa é para que a empresa cresça e com o seu pró-labore, o seu salário, é que você irá sustentar sua família.
Então, você que quer ser empresário, que tem sangue empreendedor nas veias, estude, aprenda, saiba como ter sucesso.

Nenhum comentário: