07 agosto 2006

De onde nascem as idéias

No texto anterior falei sobre a diferença entre idéia e oportunidade, sobre como é importante o planejamento e o estudo para que suas idéias se tornem reais oportunidades para bons negócios. Ai surgiu a pergunta: “De onde nascem as idéias”?
Refletindo sobre o assunto cheguei à conclusão que temos três situações em que normalmente as idéias de negócios afloram. A necessidade, o conhecimento e a motivação.
Sobre a necessidade, a idéia surge quando você precisa de algo e não encontra, no texto anterior havia dado o exemplo da sorveteria, mas como um “causo” mais famoso temos a historia do cartão de crédito, que foi inventado quando um cidadão foi viajar para outro país e ficou sem dinheiro e os bancos estavam fechados para que ele pudesse trocar seus traveler check, então ele teve a brilhante idéia de inventar um dinheiro de plástico que pudesse ser usado a qualquer hora e em qualquer lugar.
Ele teve uma necessidade, inventou um produto e o vendeu ao mercado. Mas se tratando de necessidade a grande pergunta é “essa é uma necessidade minha ou de outras pessoas”? Se você identificar que mais pessoas seriam beneficiadas com a inovação (produto ou serviço) que você imaginou para solucionar sua necessidade, aí você tem uma oportunidade em mãos.
Do conhecimento, é o caso em que a pessoa sabe muito sobre um produto ou serviço e deseja comercializar seus conhecimentos do seu próprio jeito e meios. Por exemplo, um mecânico de autos, que trabalha há anos em uma oficina, então ele percebe que é ele quem tem mais conhecimento sobre a manutenção dos carros dentre os outros mecânicos da oficina, que os clientes sempre o elogiam, então ele decide que vai ter sua própria oficina. Imagina então que os clientes que ele atende irão todos passar a ir à sua oficina, que irão fazer uma ótima publicidade boca-a-boca e que logo sua oficina será maior do que a que ele trabalha atualmente. Mas será que só ter um alto nível de conhecimento é suficiente para se ter sucesso nos negócios? Será que este mecânico terá habilidades para negociar com fornecedores, clientes, comandar funcionários e administrar financeiramente sua empresa? Se tal mecânico ao longo do tempo em que trabalhou na oficina se prontificou a aprender todas as vertentes que envolvem o negócio, aí sim, tal idéia pode vir a se tornar uma ótima oportunidade.
Temos também o caso da motivação, que normalmente ocorre quando a pessoa já tem seu lado empreendedor mais desenvolvido. Neste caso a vontade de ter seu próprio negócio normalmente vem antes de saber qual o negócio, então a pessoa passa a buscar o que gostaria de fazer.
Aquele que é louco por filmes deseja montar uma locadora, aquele que gosta de moda uma loja de grife, o fanático por “joguinhos” uma lan house, porém na maioria dos casos a pessoa não tem conhecimento nenhum da área, nunca trabalhou em uma empresa no ramo, nunca exerceu atividade ligada ao que sonha fazer. A falta de conhecimento e experiência podem até ser sobrepujados, mas será que esta pessoa está disposta a enfrentar a rotina desta nova profissão? Será que realmente conhece os procedimentos necessários e, principalmente, será que se adaptará aos procedimentos? O cara que adora filmes, todo fim de semana assiste a vários títulos, entende tudo sobre o assunto, será que ele está preparado para assistir várias vezes o mesmo filme que fica passando na TV da locadora? Será que ele irá gostar de ter quer assistir filmes de qualidade duvidosa para depois poder indicar a seus clientes?
Voltando ao assunto da idéia e da oportunidade, independente de como a idéia de um negócio surge, ela só será uma oportunidade após você estudar muito o negócio. Cada negócio tem suas peculiaridades, suas singularidades, e para se ter uma real oportunidade de negócio o empreendedor tem que conhecer a fundo o negócio, e conhecer por um todo, a parte administrativa, a técnica, a prazerosa e a chata. Enfim, se você tem uma idéia, estude, pesquise e transforme sua idéia em uma oportunidade e parta para a luta.

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